quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Em Prova: Bluníssima Tinto 2017

Monte Bluna é o nome do novo projeto que pretende colocar a sub-região de Arruda dos Vinhos (Lisboa) nos holofotes, trazendo vinhos de elevada qualidade. Vinhos produzidos com todo o detalhe e que de certa forma expressem a excelência de um terroir de forte influência marítima e atlântica.

O Blunissima 2017 é um tinto produzido 100% da casta Aragonez (ou tinta roriz), com fermentação em deposito de cimento, estágio de 12 meses em barrica e posteriores 6 meses em inox, antes do engarrafamento. Pretende ser o topo de gama do projeto, a um PVP de 60eur. Arriscado, sim, para uma primeira edição, este valor, mas o vinho está excelente!

Nariz super complexo, com fruta vermelha e preta madura, especiaria, notas balsâmicas, tudo num registo fino, harmonioso e de enorme frescura no primeiro impacto. Boca com muita frescura, de novo proveniente do lado de "bosque". Optimo volume de boca, harmoniosa, seco, com finesse. Barrica bem integrada, taninos redondos e final longo, persistente e guloso, sempre com a fruta em bom plano.
Um verdadeiro topo de gama numa estreia de sucesso. Muito bem.

Se o mote é: "O melhor vinho, do melhor lugar, apenas quando a natureza quiser. É o nosso compromisso". Está muito bem lançado.


Sérgio Costa Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário