segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Prova dos vinhos Quinta da Lapa

A Quinta da Lapa situa se em Manique do Intendente, na margem Norte do rio Tejo, em solos maioritariamente argilo-calcários. Provados os seus vinhos, o meu destaque vai claramente para o Fernão Pirão, para mim o melhor vinho e com direito a post à parte.

Sobre os restantes:

O clarete é um vinho bem curioso, mistura das castas Trincadeira das Pratas e Castelão. Leve (12 graus de alcool), com alguma fruta e ligeiramente vegetal, corpo e final médio. Bom companheiro para grelhados de verão. 6eur.

Da gama reserva, o branco tem uma receita que o torna comercial - frutado, levemente mineral e austero, envolto em barrica para lhe conferir um equilíbrio de doçura. Agradável por 7eur. Já o reserva tinto está carregado de fruta compotada e madeira bem evidente. Um registo que não é do meu agrado, mas que ainda tem muitos adeptos. E custa 14eur.
Finalmente, o Quinta da Lapa Reserva Cabernet Sauvignon, apesar de considerar que também tem um pouquinho de madeira / baunilha a mais, resulta num bom exemplar da casta, para quem se quer iniciar na mesma. Algum pimento, mas também fruta e especiarias num tinto com corpo médio, taninos suaves e final equilibrado com leve perceção de doçura bem disfarçada pela casta. 8eur.

São vinhos num registo mais compotado/maduro, talvez mais internacional. Fiquei com a sensação que o potencial é bastante elevado.
Os vinhos podem ser adquiridos em PMT Wines ou online no site do produtor.

Sem comentários:

Enviar um comentário