quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Em Prova: Manolito Tinto e Branco

 

MANOLITO BRANCO 2019 e MANOLITO TINTO 2018
O "velho" Manolito gostava de viajar e conhecer novos povos e culturas, voltando sempre à sua terra para contar por onde tinha andado e o que tinha feito, junto da sua família e amigos, beber um copinho de vinho acabado de sair do pote, ouvir e cantar o cante. Durante as inúmeras experiências nas suas viagens, carregava sempre consigo a alma Alentejana.
É este o mote para uma referência da @adega.marel que pretende ser o encontro entre a tradição e a contemporaneidade, numa garrafa.
O Manolito Branco 2019 junta assim o Antão Vaz de uma vinha com cerca de uma década, com uma vinha velha de Diagalves. O Antão vaz em Inox, com ligeira “bâtonnage” das borras finas durante 2 meses. Já as uvas de vinha velha, onde pontifica maioritariamente a Diagalves, foram tratadas à luz do conhecimento mais antigo. Totalmente tratada como Vinho de Talha.
O Manolito Tinto 2019 junta trincadeira de uma vinha com 10 anos, com passagem apenas por Inox; com Moreto de uma vinha velha totalmente tratada como vinha de talha.
E não é que o resultado é excelente?!
O branco é tenso, untuoso qb, mais gordo que a edição anterior, num misto de fruta e notas cerosas. Alguma austeridade marca o corpo, num branco de final longo e cheio de personalidade. Gostei muito!
O Tinto apresenta uma fruta vermelha madura fresca linda, em paralelo com notas terrosas muito interessantes. Boca com taninos sedosos e finál sumarento. De corpo médio mas com muito sabor! Terminou a garrafa num ápice.
Dois vinhos gulosos, secos e frescos, onde a conjugação de talha com inox resulta lindamente num conjunto muito equilibrado e prazeroso. Pelas mãos do nosso aspirante a "master of wine", o enólogo @tiago.a.macena. Muito bem!
Ambos a um Pvp de 14,5eur. Podem ser adquiridos em https://adegamarel.pt/shop/

facebook.com/contrarotulo

Sérgio Costa Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário