quarta-feira, 13 de julho de 2016

Fora do Baralho: Quinta de Lourosa "Vinha do Avô"

16,5/20

Arinto, Essa casta que existe por todo o Portugal e que pelas suas características, quer em lote, quer a solo, tem carácter e sobretudo transmite aos vinhos uma acidez natural (entre outras características) que lhes confere frescura. 

O Quinta de Lourosa "Vinha do Avô" é 100% feito de Arinto, Uma edição limitada de um vinho que resulta de 3 colheitas (2013, 2014 e 2015) feito com uvas de uma vinha com mais de 30 anos, o que na região dos Vinhos Verdes se pode considerar de "vinha velha". Com fermentação em barrica usada, é comercializado numa imponente garrafa de 1,5L (único formato disponivel).

Apresenta uma cor com ligeira evolução, talvez do estágio em madeira. Mostra-se contudo muito fresco, com notas limonadas, alguma mineralidade e os fumados da madeira. Na boca é fresco e untuoso, com final firme e a pedir tempo em garrafa para crescer e mostrar todo o seu potencial. Claramente não será um vinho consensual, mas será muito interessante prová-lo dentro de alguns anos para verificar o seu crescimento. Um vinho "fora do baralho". PVP: 30€

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário