terça-feira, 19 de julho de 2016

Arena de Baco: O magnifico universo de Anselmo Mendes!

Não é todos os dias que se tem a oportunidade de provar a gama completa dos vinhos do universo de Anselmo Mendes. Eu diria mesmo que é algo muito raro. Pois o grupo Cegos Por Provas conseguiu esta proeza e tivemos a possibilidade de usufruir de um momento inesquecível. Lá nos deslocamos a Melgaço, mais propriamente a Penso onde o enólogo Constantino Ramos, que trabalha com Anselmo Mendes desde 2012, tinha preparado para nós uma monumental prova com 24 vinhos, incluindo algumas mini-verticais...!

Foram provados os seguintes vinhos:


- Espumante 2009 de Alvarelhão - Uma curiosidade. Fez a 2ª fermentação em cuba e por isso resultou um pouco doce. Mas a acidez até que compensa bem. 
- Muros Antigos Escolha 2015 - O entrada de gama da casa. Feito de 40% Loureiro, 40% Avesso e 20% Alvarinho. Muito equilibrado e aromático. A resultar num vinho muito consensual e perfeito para o Verão.
- Muros Antigos Escolha Loureiro 2015 vs. 2011 - Feito apenas de Loureiro. O 2015 muito aromático como é apraz da casta. O 2011 já com uma evolução com notas petroladas, meladas e de frutos secos. Com uma estrutura superior. A demonstrar claramente que o Loureiro evolui muito bem, aliás como Anselmo Mendes defende.
- Muros Antigos Escolha Avesso 2015 - O mais gastronómico dos Muros Antigos. Notas de flores brancas, num vinho com bom corpo e com o "avesso" civilizado. Excelente acidez.
- Muros Antigos Escolha Alvarinho 2015 vs. 2011 - Cítrino como deve ser e elegante o 2015. Fiel à casta nesse registo mais leve. O 2011, fora do baralho, com uma evolução boa, estrutura e acidez. Não diria que seria um Alvarinho em prova cega...
Muros Antigos Escolha Alvarinho 2009 vs. 2007 - Os dois primeiros grandes vinhos provados.  O 2007 fantástico, com uma acidez crocante e uma boca impressionante. O meu favorito. O 2009 num registo de maior complexidade e elegância. Não gerou consensos pois ambos foram considerados grandes vinhos. E eu estou de acordo.


- Contacto Alvarinho 2015 -  Floral, citrino, mas também algo tropical, com mineralidade. Um vinho que é um verdadeiro blockbuster de Anselmo Mendes, provavelmente um dos responsáveis pela consolidação da marca. E está disponível em "todo o lado" o que é óptimo.
- Muros de Melgaço - Alvarinho com contacto em madeira por 6 meses. E com aquela garrafa estranha, de cor negra. Fizemos algumas mini-verticais:
2015 vs. 2011 - 2015 com grande facilidade de prova, mas também um elevado potencial. Provavelmente o melhor alvarinho de 2015 provado por mim até à data. 2011 achei o um pouco fechado. Eu guardava mais uns anos, pois tem muito para dar.
2008 - merece um lugar de destaque. Simplesmente fabuloso em todas as suas componentes. Provavelmente o vinho da prova!
2002 vs. 1999 - Ambos evoluidos mas muito muito bons. O 2002 apresentando já alguns sinais de cansaço, contrariamente ao 1999 com uma vida e frescura desconcertantes. Muito bem!
Desta mini vertical, seleccionaria sem dúvida os 99, 08 e 15!
- Expressões 2014 - Eu gostei muito. Um Alvarinho a pretender mostrar como se faziam os Alvarinhos de outrora. A expressão do terroir de Monção e Melgaço, claro que com Alvarinho. Anselmo Mendes considera este vinho a conjugação da mineralidade e elegância do Parcela ùnica com o corpo e volume do curtimenta. Que grande, grande vinho!
- Curtimenta 2014 - Menos "direto" que o Expressões. Aqui Anselmo procura mais volume, corpo e untosidade, sem perder de vista a tipicidade da casta. Outro grande vinho, diferente do anterior, mas diria que no mesmo patamar de qualidade.
- Parcela ùnica 2014 - Como o próprio nome indica proveniente de uma única parcela de vinha onde Anselmo considera que o Alvarinho se exprime de forma mais pura e original. O resultado é um vinho com forte mineralidade, frescura crocante onde a apologia da elegância e delicadeza é o pretendido. Fabuloso!

Provamos ainda os seguintes vinhos:
- Tempo 2015 - Um branco produzido como se um vinho tinto se tratasse, sem grande intervenção exterior.
- 100% Vinhão - Verde tinto produzido com a casta rude vinhão, aqui bastante civilizada.
- Pardusco - Uma espécie de palhete (mistura de uvas tintas e brancas) bastante interessante e direto.
- Private - terminamos com este vinho que mistura o pardusco com alvarinho, com um toque de barrica. Sui generis.

Foi uma prova memorável a provar que Anselmo Mendes é um dos grandes embaixadores dos vinhos verdes e em particular das castas Loureiro e Alvarinho, sendo que da prova se conclui a excelente evolução e longevidade que ambas as castas possuem. Um obrigado muito especial ao Constantino Ramos pela condução da prova. 1 abraço.

Fotos cortesia de Daniel Campos do grupo Cegos Por Provas

Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. Anselmo Mendes - O Sr. Alvarinho - um enólogo e produtor de excelência.
    Além dos vinhos degustados (Curtimenta; Contacto; Parcela única...) destacamos ainda o vinho - 3 RIOS. A degustar :)

    www.portfoliovinhos.pt

    ResponderEliminar