sexta-feira, 24 de maio de 2013

Quinta dos Termos "Escolha de Virgilio Loureiro" 2006

Ano: 2006


Produtor: Quinta dos Termos

Tipo: Tinto

Região: Beira Interior

Castas: Tinto Cão

Preço Aprox.: 20€

Veredicto: Localizada em Belmonte, de costas viradas para a Serra da Estrela, com exposição sul em declive meio acentuado e resguardada a norte pela montanha que a delimita, está a Quinta dos Termos. Ali se cultivam as castas tradicionais da Beira Interior - Rufete, Marufo, Tinto Cão, Siria ou Fonte Cal, entre outras,  e ainda algumas internacionais, tais como, Syrah, Petit Verdot e Sangiovese.

Com enologia a cargo do professor Virgílio Loureiro, o tinto 2006, denominado como a sua escolha é um vinho 100% produzido da casta Tinto Cão.

De cor violácea, no nariz apresenta um aroma complexo e com profundidade, onde aparecem notas fumadas e especiadas, conjugadas com fruta fresca. Tudo está muitíssimo bem integrado. Na boca, grande corpo, com taninos redondos, mas sem perder uma certa elegância de conjunto e enorme frescura. Termina longo, com requinte e persistente, com cariz gastronómico.

Num fim-de-semana de provas de vinhos de várias regiões, foi sem dúvida o vinho que mais agradou e surpreendeu. Num grande momento, com todos os componentes totalmente integrados a permitir uma prova no mínimo brilhante. Excelente evolução para a casta Tinto Cão, tantas vezes conotada como produtora de vinhos "duros".

Classificação: 17

Sérgio Lopes

3 comentários:

  1. João Francisco Velez24 de maio de 2013 às 14:02

    Este e o "Pecado de Virgílio Loureiro" são dois vinhos com uma “arrogância” muito bonita.
    Li algures que tinhas bebido o 1º vinho com a casta fonte cal há um ano sensivelmente - a quinta dos termos tem um monoverietal da referida casta muito bom.
    E não posso deixar de aconselhar, da mesma casa, a linha “reserva do patrão”.
    Para estes dias, o branco vai muito bem. Creio que costuma estar disponível no Jumbo.

    Ou então estou a falar de mais, porque já os bebeste todos :)

    ResponderEliminar
  2. Viva João. Estou para provar como deve ser os vinhos da Quinta dos Termos à muito tempo. Por uma ou outra razão, ainda não o consegui fazer. É certo que já os conheço de eventos, mas não é a mesma coisa. Vou provando como é o caso deste 100% tinto cão, surpreendente. O branco que falas também já o provei e com idade. Bom. Vale a pena dar o destaque merecido a este produtor.

    Cumprimentos,

    Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do Quinta dos Termos Vinhas Velhas, é um vinho excelente e com um preço muito acessível. Em Outubro tenho marcada visita à Quinta dos Termos.

    ResponderEliminar