sexta-feira, 10 de maio de 2013

Alves de Sousa Vintage 2009


Ano: 2009

Produtor: Domingos Alves de Sousa

Tipo: Porto Vintage

Região: Douro

Castas: Várias

Preço Aprox.: 35€

Veredicto: Domingos Alves de Sousa é sobretudo reconhecido pelo seus excelentes vinhos do Douro, é um facto. Chega o momento de apostar igualmente nos vinhos do Porto, tal como nos informou o enólogo Tiago Alves de Sousa. Parece-me lógico. Este vintage 2009 é pois o primeiro da gama "Alves de Sousa" a que se pretende dar continuidade, juntamente com o natural surgimento dos tawnie com indicação de idade.

Relativamente ao vintage 2009, trata-se de um vinho de cor retinta. No nariz, aroma complexo, mas algo contido, com a natural presença da fruta vermelha e preta bem madura que se sente muito mais na boca. Apresenta uma boa estrutura, terminando longo e apetecível.

Mais consensual na boca do que no nariz, trata-se de um vintage bem conseguido, diferente. Diferente, pois Tiago Alves de Sousa utiliza uvas da Gaivosa e também das zonas mais quentes (Quinta das Caldas; Quinta da Estação). Assim temos um nariz a lembrar o universo Gaivosa - menos exuberante e mais terroso e uma boca mais próxima do perfil clássico de um Vintage.

Classificação: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário