segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quinta do Vale da Raposa Touriga Nacional 2008


Ano: 2008

Produtor: Domingos Alves de Sousa

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas: Touriga Nacional

Preço Aprox.: 17€

Veredicto: A Quinta do Vale da Raposa é outra das propriedades de Domingos Alves de Sousa, não tão emblemática como a Quinta da Gaivosa, mas igualmente capaz de produzir vinhos de qualidade. São 12 hectares de vinha com idade superior a 60 anos e 6 hectares de vinha com idade inferior a 20 anos. É desta última parcela que é produzido este vinho 100% Touriga Nacional, que estagia em madeira de 2º ano, durante um período de 12 meses, antes de saír para o mercado.

Cor ruby, bem marcada. No aroma, tipicamente Douro, com notas de fruta preta compotada, chocolate, toques vegetais, leve floral e nuances balsãmicas. Muito complexo e apelativo ao primeiro impacto. Na boca, corpo médio, taninos finos, acidez, final persistente e com requinte.

Um vinho claramente bem conseguido, equilibrado e de fácil apreço. Confesso que não o identificaria como 100% Touriga Nacional em prova cega. Talvez seja esse o "defeito" que identifique no vinho e que não me leva a dar uma pontuação mais elevada. Contudo, poderei estar a ser injusto dada a juventude do mesmo. É no entanto, um belo vinho do Douro que se bebe com prazer e será um excelente companheiro à mesa, principalmente acompanhando carnes vermelhas grelhadas, um polvo ou um assado, por exemplo.


Classificação: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário