domingo, 26 de maio de 2013

Quinta dos Barreiros

Localizada na Mêda, mais propriamente na freguesia de Coriscada, a Quinta dos Barreiros está na posse da familia Reboredo hà vàrias gerações. Aliàs pode-se dizer que o vinho corre no sangue da familia. Basta recordarmos os projectos Carm ou Beyra, por exemplo, conduzidos por membros da família Reboredo. 

À frente do projecto, com a marca Gravato, encontra-se Luis Reboredo que com a sua irreverência e carácter inovador, aposta no regresso ao passado com toques de modernidade. Resgata o "vinho da mêda" outrora tão cobiçado no Porto e seus arredores. Este vinho era sujeito a um grande controle devido às tentativas de contrafacção que acabaram por surgir e, de certo modo acabaram com a boa imagem que tinha o "Vinho da Mêda". Era nada mais nada menos designado de Palhete, que como disse acima, o produtor volta a colocar no mapa vínico nacional.

A Quinta dos Barreiros possui 17he com mais de 33.000 pés de vinha plantada em solos graníticos de extrema mineralidade - com um filão de quartzo, o que confere aos vinhos uma frescura ímpar. A propriedade é de uma beleza idílica, contando com inúmeros vestígios romanos, que se vêem também um pouco por Coriscada e nas regiões adjacentes.


O nome Gravato tem origem numa batalha na qual as tropas anglo-portuguesas saíram vitoriosas, tendo como adversários os franceses que se viram forçados a sair de Portugal. Foi a batalha do Gravato que teve lugar a 3 de Abril de 1811. 


A vinha velha, a 500m de altitude e que dá origem às 3 referências Gravato, com mais de 60 anos possui uvas de castas típicas da região, brancas e tintas, entre as quais o Rufete, Síria Velha, Rabigato, mas também Touriga Nacional, Franca e Tinta Barroca, utilizadas no palhete (55% uvas brancas e 45% uvas tintas). O tinto denominado Gravato Vinhas Velhas é composto por 95% de Rufete e apenas 5% de Síria Velha, tendo sido considerado pela conceituada crítica Julia Harding como um dos 50 melhores vinhos portugueses para beber no Reino Unido. Ambos, tanto o palhete como o Vinhas Velhas, são vinhos para beber frescos (12º a 14º) e deixá-los ir aumentando a temperatura naturalmente para apreciar a sua alteração. O topo de gama é um vinho produzido 100% de Touriga Nacional, designado simplesmente Gravato Tinto, e o único que tem passagem por madeira. É o vinho mais clássico produzido na Quinta dos Barreiros. Todos os vinhos são produzidos na adega da quinta.




Luís Reboredo é um comunicador nato. Homem extremamente afável e apaixonado pelo seu projecto no qual tenta ter um carácter diferenciador e está a consegui-lo, nomeadamente, pelo reconhecimento merecido que vai obtendo, quer nacional quer internacionalmente. Foi uma visita e prova onde nos sentimos verdadeiramente em casa, em agradáveis conversas, à volta de bom vinho. Chegamos ao início da tarde, saímos já noite... É assim com Luís Reboredo. Os seus vinhos são de facto diferentes e "orgulhosamente da Beira Interior". Urge conhecê-los e nada melhor que o Verão para apostar neles, embora Luís refira "o meu palhete vai bem com tudo, em qualquer altura do ano". É verdade. 

Para breve está o lançamento do primeiro Garrafeira. É com enorme expectativa que o aguardamos. O nosso sincero agradecimento ao Luís Reboredo pela excelente tarde passada e um bem haja. "Tchim Tchim".


Quinta dos Barreiros
Mêda
6430-051 Coriscada
Telf. +351 919110502
Email: gravatoqb@hotmail.com



Sérgio Lopes



Sem comentários:

Enviar um comentário