segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Cegos por... Vinhão!

No passado dia 18 de Fevereiro, decorreu mais um evento organizado pelo grupo "cegos por provas". Desta feita o desafio foi provar vinhos produzidos da casta vinhão, conhecida por gerar vinhos duros e que "pintam a malga". Sim, para quem não conhece, é tradição na região dos vinhos verdes beber este tipo de vinho em malgas, acompanhando a cozinha minhota. No Douro esta casta também existe mas tem o nome de Sousão e confere alguma estrutura e taninos aos vinhos. Foram colocados alguns exemplares de Sousão em prova cega, também para se perceber o perfil da casta em ambas as regiões e tentar identificar isso mesmo. O evento decorreu no restaurante "O Prato" em Famalicão, onde foram provados 36 vinhos, acompanhados pela gastronomia característica da região superiormente servida pelo restaurante, nomeadamente uns rojões com arroz de sarrabulho e uma lampreia à bordaleza.

 

Os participantes foram distribuídos em dois grupos, para provarem 18 vinhos cada. Tivemos vinhos para todos os gostos e estilos, desde o tradicional vinhão agreste, passando por vinhões mais civilizados e modernos, alguns deles inclusivé, com passagem por madeira, vinhos de vinicultura biodinâmica e claro os Sousão para baralhar um pouco.

Eis o top 3 e a lista dos melhores classificados de entre os 36 vinhos em prova:


Curiosamente os vinhos de Sousão, ou seja, com a casta plantada no Douro foram os grandes vencedores, talvez porque estamos mais habituados a esse registo de vinhos. Mas também porque os vinhos em prova de Sousão eram realmente muito bons! No entanto, ficou clara a plasticidade da casta vinhão que de uma forma geral se comportou muito bem, na prova cega, desde produtores conhecidos a referências completamente desconhecidas, mas de grande qualidade. Ainda há muito trabalho para fazer com esta casta, pois não é unânime e consistente, mas saí da prova com a convicção de que compraria alguns destes vinhos e seriam bebidos, com prazer. E isso é o mais importante.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário