domingo, 5 de maio de 2013

Herdade Grande Tinto 2008

Ano: 2008

Produtor: António M. Lança

Tipo: Tinto

Região: Alentejo

Castas: Touriga Nacional, Aragonês, Touriga Franca

Preço Aprox.: 7,5€

Veredicto: Herdade Grande é uma propriedade agrícola localizada a cerca de 5Km de Vidigueira/Alentejo, com área total de 350 hectares dos quais 60 hectares de vinha, 40 de olival e o restante destinado ao pastoreio de ovinos. Na pertença da mesma familia desde 1920, o projecto vitivinícola iniciou-se com a instalação de vinhas em 1980 e a vinificação em 1997, pretendendo-se produzir e comercializar 350.000 a 400.000 garrafas de vinho, das quais 30% Branco e 70% Tinto.

Comprado no hipermercado Continente, este vinho estava há já algum tempo meio esquecido na garrafeira...

Com 9 meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano, apresenta uma cor ruby carregada com rebordo violáceo. No nariz, notas de fruta compotada e leve especiaria. Bom volume de boca, taninos redondos, equilíbrio de conjunto com madeira bem integrada. Termina de agradável persistência, sentindo-se o calor do terroir alentejano (14,5º de álcool), mas sem ser maçador.

Tipicamente Alentejano, gastronómico, acompanhou curiosamente e na perfeição, uma bela carne de porco...à alentejana, tendo sido de agrado geral.


Classificação: 15,5



Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. o único tinto que provei (não incluo feiras ou eventos, falo de provar em casa) da herdade grande foi o 15 vindimas, que achei fantástico.

    de resto, sou fã do branco colheita... dentro do preço acho que é a não perder.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de provar os que sugeriu. Pela amostra, parece-me interessante conhecer.

    Cumprimentos, Sérgio

    ResponderEliminar