quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prova Riedel na Wine O'Clock Matosinhos


Foi no passado sábado que decorreu mais uma prova na Wine O' Clock de Matosinhos. Desta feita, uma prova especial e diferente, realizada com o intuito de provar bons vinhos em copos adequados para o efeito. Assim, foram colocados ao nosso dispor, 4 diferentes copos RIEDEL, e neles servidos 4 diferentes vinhos. Foi um enorme privilégio participar nesta prova, uma vez que consistiu numa verdadeira lição. Cada vinho foi servido no seu copo mais apropriado e de seguida ia sendo despejado para os restantes copos, um a um, para identificarmos as diferenças. E de facto são muitas, isto é, mesmo um grande vinho, necessita de um grande copo, adequado às suas características, para se mostrar em todo o seu esplendor.

Os 4 copos / 4 vinhos apresentados foram os seguintes:

MODELO DE COPO / TIPO VINHO:

Copo Riedel Riesling – Contacto Alvarinho 2009 (Anselmo Mendes)

Copo Riedel Chardonnay – Marques Casa Concha Chardonnay 2008 (Concha Y Toro)

Copo Riedel Touriga Nacional – Chryseia 2008  (Symington)

Copo Pinot Noir – Falorca Reserva 2004 (Quinta da Falorca)


Ficou portanto, bem claro, volto a frisar, a importância do copo adequado, ao vinho adequado. Assim, resumidamente, para vinhos brancos frescos, directos e menos complexos, deve ser utilizado o modelo Copo Riedel Riesling (ou equivalente). Para brancos encorpados, gordos, complexos e volumosos (muitas vezes com madeira presente) devemos optar pelo modelo Copo Riedel Chardonnay (ou equivalente). Para tintos reserva, vinhos de guarda, com longo estágio em madeira e (porque não garrafa)com muita complexidade, utilizar Copo Pinot Noir (ou equivalente). Finalmente para tintos que expressem toda a sua fruta vibrante e carácter jovem, ainda que possam ser complexos, optar pelo Copo Riedel Touriga Nacional (ou equivalente).
No final da prova, ainda tivemos a possibilidade de degustar os seguintes vinhos:


Parcela Única Alvarinho 2009
Post-scriptum 2008
Cavalo Maluco 2007
Herdade do PortoCarro 2006
Marques Casa Concha Cabernet Sauvignon 2008

Quanto aos vinhos, os nossos destaques vão para o: Chryseia 2008, que no copo onde foi servido estava simplesmente esplenderoso, completamente potenciado, na sua fruta a lembrar vinho do Porto, frescura, elegância e persistência; Os dois vinhos provados de Anselmo Mendes, Contacto e Parcela Única, dois belos alvarinhos que estão aí para durar, onde a grande mineralidade é a sua principal característica; Falorca Reserva 2004, da Quinta da Falorca, um vinho do Dão, com uma frescura enorme, seguramente capaz de rivalizar com os melhores tintos do mundo; Finalmente, Cavalo Maluco 2007 e Herdade do PortoCarro 2007, do produtor Herdade do Portocarro, de Terras do Sado, vinhos muito bons, com uma frescura e equilíbrio surpreendentes. Para mim, a grande surpresa da prova.

Relativamente à prova, fantástica. Relativamente aos vinhos, todos de uma qualidade assinalável.


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário