segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aneto Grande Reserva Tinto 2008

Ano: 2008

Produtor: Sobredos

Tipo:
Tinto

Região: Douro

Castas: 50% Touriga Nacional, 50% Tinta Roriz.

Preço Aprox.: 30€ - 35€

Veredicto: Este vinho é o topo de gama do produtor / enólogo Francisco Montenegro, que nos últimos anos criou a marca Aneto, e que já é uma referência no que de melhor se faz no Douro. Creio que as prinicipais características de todos o seus vinhos são a harmonia e a finesse. A paixão que emprega na feitura dos seus vinhos, está completamente espelhada nos mesmos. Isso já nos tínhamos apercebido, aquando da visita à sua adega AQUI.

O Aneto Grande Reserva tinto 2008 é um vinho composto pelas castas Touriga Nacional e Tinta Roriz, em iguais partes, que estagia em barricas novas de carvalho por duas vezes, passando assim cerca de 18 meses em barricas e 6 meses em cave.

Apresenta uma cor vermelha intensa e uma lágrima bem pronunciada. No nariz, os aromas antevêem desde logo que o que vamos provar vai ser espelenderoso. O aroma é complexo, mas fino e elegante, com notas de fruta bem madura (ameixa preta, cereja preta e amora), especiado e ligeiramente fumado. A maciez que se adivinhava no nariz, confirma-se na boca, onde se mostra encorpado, envolvente e sedoso, com a doçura da fruta bem casada com a tosta da madeira. Muito fino e elegante, com uma enorme frescura, poderoso e sumarento, enchendo a boca por completo, com final muitíssimo persistente. Delicioso.

Um vinho de excelência em qualquer parte do mundo. Simplesmente magnífico.

Classificação Pessoal: 18

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário