quarta-feira, 18 de maio de 2011

Quinta de Linhares Arinto 2010

Ano: 2010

Produtor: Agri-Roncão

Tipo: Branco

Região: Vinhos Verdes (Sub-região do Sousa)

Castas: Arinto

Preço Aprox.: 4,90€

Veredicto: Localizada na Sub-região do Sousa, S-Mamede de recesinhos - Penafiel, a Quinta de Linhares possui 12ha destinados à vinha de produção de vinho "verde". Do seu portfolio de vinhos "verdes" constam os monocastas Azal, Avesso, Loureiro, Arinto, e ainda os colheita seleccionada, tinto e rosé. Para além dos vinhos "verdes", o produtor Agri-Roncão é reponsável pela produção de vinhos de mesa do Douro, bem como vinhos do Porto, na Quinta da Levandeira do Roncão, em pleno coração do Douro vinhateiro. A empresa possui assim duas vertentes distintas, através da presença em duas regiões que pela sua tipicidade, lhe permitem obter vinhos de acordo com o terroir de origem.

Mas centremo-nos nos vinhos da Quinta de Linhares, os quais tivemos a oportunidade de degustar numa prova e do qual o Arinto saíu claramente como o grande vencedor. Pelo menos foi o monocasta que mais nos encheu as medidas.

Trata-se de um vinho de cor palha claro, com leve efeverscência. No nariz, aroma frutado, com notas citrinas, limão e fruta verde. Denota igualmente uma grande mineralidade. Na boca, apresenta uma boa estrutura, com um toque aveludado, e uma grande acidez que lhe confere uma enorme frescura. O final é agradavelmente fresco e saboroso.

Um vinho muito versátil, que pela sua bela acidez e estrutura é capaz de ser um bom companheiro á mesa. Muito agradável.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário