sexta-feira, 20 de maio de 2011

Quinta das Bageiras

É já com algum atraso, que colocamos no blogue, a visita à Quinta das Bageiras, na nossa opinião, a porta-estandarte da região da Bairrada. Situada na freguesia de Fogueira, em Sangalhos, trata-se do projecto pessoal do afável produtor Mário Sérgio Alves Nuno, defensor acérrimo de uma certa Bairrada tradicional, o que aliado à paixão empregue à sua causa, produz vinhos excelentes.

Tudo começou em 1989 quando Mário Sérgio herda as vinhas da família, cerca de 12ha. Até 2002, duplicou a capacidade da vinha, construíu uma adega dimensionada para a produção de espumante, o que culminou com a sua eleição em 2004 como melhor Agricultor do Ano em Portugal. 

Chegamos à Quinta das Bageiras, pelas 11h da manhã, onde fomos recebidos pelo Mário Sérgio, que nos fez a visita guiada pelas instalações. Aqui, a Baga, é a casta rainha, defendida acerrimamente por Mário Sérgio e temos de concordar, com bons resultados, pois os vinhos são excelentes. Acresce que para além da Baga, só utiliza castas brancas e tintas portuguesas e maioritariamente tradicionais da Bairrada. O portfolio das Bageiras é constituído em grande escala pelo espumante (tinto e branco), com alguns reservas em destaque, mas também vinho branco, tinto e rosé.
A visita iniciou-se pela cave, onde se podem visualizar inúmeras garrafas de espumante, ao longo das paredes,  a "estagiar". É importante referir que Mário Sérgio apenas produz Espumante Bruto Natural, isto é, sem qualquer adição de açúcar. Na cave, saltou-me à vista um espumante de 1989 (!), que tivemos o privilégio de provar e que é quase uma relíquia (existem apenas cerca de 300 garrafas). De seguida, passamos à adega onde pudemos ver os lagares de fermentação de Brancos e tintos, os famosos tonéis de madeira para estágio dos fantásticos Garrafaeira Branco e Tinto e ainda as cubas de fermentação em Inox, para os espumantes. De seguida, fomos guiados para uma sala onde estagiam as aguardentes velhas com mais de 10 anos, em barricas usadas de Vinho do Porto, e feitas no alambique tradicional. Nessa sala, onde algumas dessas barricas onde estagia a aguardente velha se encontram colocadas em pirâmide, existe uma mesa onde se pode efectuar provas num ambiente muito genuíno. Foi assim que terminou a nossa visita desgustando os seguintes vinhos:

Colheita Branco 2010
Garrafeira Branco 2009
Garrafeira Tinto 2004
Reserva Tinto 2008 (60% Baga + 40% Touriga Nacional)
Espumante Grande Reserva 2003
Espumante Velha Reserva 1989

Todos os vinhos provados, mostraram-se excelentes, sendo que alguns já foram comentados neste blogue e outros o serão a seu tempo. Destaque para os soberbos Garrafeiras Tinto e Branco e para os dois espumantes provados. O Velha Reserva 1989 esplenderoso. O Grande reserva 2003, ainda tivemos o privilégio de o acabar de degustar após a visita, acompanhando um magnífico Leitão, no Mugasa. Recomendo vivamente!

Resta-nos agradecer ao Mário Sérgio pela enorme simpatia e desejar-lhe que continue a produzir estes magníficos néctares bairradinos, que todos devem provar.

Para finalizar, aqui ficam algumas fotos da visita:

Lagar de fermentação

Cubas em Inox de estágio de brancos para espumante


Os famosos tonéis...

Sala de Provas / Aguardente em estágio


Morada: Quinta das Bágeiras
Fogueira
3780-523 Sangalhos
GPS: 40.485172,-8.49932
Telefone: (+351) 234 742 102
Fax: (+351) 234 738 177

Sérgio Lopes 

Sem comentários:

Enviar um comentário