quinta-feira, 20 de maio de 2021

Em Prova: Herdade da Lisboa Viognier 2019

Situada nas proximidades da Vidigueira, a @herdadedalisboavidigueira foi adquirida pela família Cardoso em 2011 e desde então tem vindo a ser objeto de elevados investimentos. A marca principal é bem conhecida - Paço dos Infantes, que é agora resgatada. A enologia está a cargo de @ricxarepe.
Surge também uma nova gama, de topo, com o mesmo nome da propriedade, assumindo-se como uma coleção premium de vinhos varietais, edições limitadas e exclusivas do melhor de cada casta, em cada ano.
Para a estreia da gama, a Herdade da Lisboa apresenta o branco Viognier 2019 e o tinto Trincadeira 2019. Os dois vinhos são vendidos num conjunto com uma caixa muito apelativa e bonita, a um pvp global de 56eur.
O Herdade da Lisboa Viognier 2019 é um vinho surpreendente. Fermentado em barrica nova e com estágio de 6 meses é tudo menos o que estaríamos à espera de um viognier no Alentejo (zona quente). Longe do lado pesado e meloso, este vinho posiciona-se no extremo oposto, num registo mineral, fresco e com um equilíbrio notável. Nariz com lado floral e de fruta branca (melão/meloa). Boca com ligeira untuosidade, barrica bem integrada, acidez presente mas equilibrada, final longo e muito saboroso. Que grande estreia. Provavelmente o melhor Viognier português.
Bem gastronómico e belo exemplar da expressão da casta, de forma surpreendente. Muito bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário