quinta-feira, 13 de maio de 2021

Radar do Vinho: Ládano

O projecto @ladanowines nasce em 2018, pelas mãos de Daniel Carvalho Costa, oriundo de vinhas quase centenárias, situadas em Freixo de Espada à Cinta. O mote é o de expressar o terroir do Douro Superior e da vinha velha, resultando em vinhos distintos, com pouca intervenção e com fermentação espontânea. O nome advém da resina que provém da planta esteva, planta tão característica nos descritores senhoriais durienses.
Ládano Pet Nat 2020. Primeira edição. Viosinho e Síria em partes iguais. Muito refrescante! Apesar dos 7 de acidez, a fermentação malolatica (palavrão enochato) tornou-o mais civilizado e por isso com uma mousse mais suave e muito fácil de beber. Talvez lhe falte apenas um pouco mais de "kick" final. Por outro lado, é preciso ter cuidado para não se esvaziar a garrafa rapidamente de tão agradável que é...! 14eur
Da gama unoaked, são produzidos um branco, um rosé e um tinto. Ladano Unoaked Tinto 2018 - Equilibrado, com tanino vivo, fruta vermelha algum toque vegetal, bem conseguido no geral. Ladano Unoaked branco 2020 - foi o meu preferido de todos os vinhos provados. Impressiona a sua frescura e facilidade de prova. Citrino, mineral, com uma acidez incrivelmente equilibrada que nunca magoa (mesmo sendo um vinho de 2020). O final é médio mas dá imenso gozo a beber. Pvp desta gama 9eur.
Da gama reserva, tinto e branco, estiveram "taco a taco", com o branco ligeiramente acima. Ládano reserva tinto 2017, vinhas com 70 anos, 12 meses de estágio em barrica velha. Um tinto com boa presença e complexidade, taninos aveludados, fruta em bom plano, claramente para a mesa, sempre com enorme frescura. O Ládano reserva branco 2019 muito giro! Um branco original. 90% rabigato e 10% de arinto. A mineralidade do rabigato e a untuosidade e fruta madura fresca tipo cristalizada conferida pelo contacto com a madeira, torna-o bem atraente. Cremoso e muito fresco, sempre equilibrado e muito prazeroso. Gostei muito.Pvp de ambos 14.5eur.
Vinhos com um perfil muito fresco e sem extração, que mostra um caminho do Douro que se saúda! Parabéns.

 Sérgio Costa Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário