quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Fora do Baralho:Terroir Al Limit Priorat Blanc Historic 2015

Terroir Al Limit Priorat Blanc Historic (2015) é um vinho branco raro da região de Priorat feito de garnacha blanca (75%) e macabeo (25%). Raro, não porque a uva seja rara, mas porque se trata de uma região emagadoramente produtora de vinhos tintos. 

O Priorat é uma região localizada na Catalunha de onde os vinhos mais conhecidos e famosos - tintos, são produzidos da variedade Grenache. A região tem muito sol, pouca chuva, os solo são ricos em ardósia e quartzo e as vinhas são geralmente velhas, o que lhe confere a tipicidade de "terroir"

Este vinho, o "Terroir Historic", é surpeendente, desde logo a começar pela cor amarelada dourada, a induzir algum carácter oxidativo. A vinificação é simples e tradicional com o uso de leveduras nativas, utilização mínima de SO2 e fermentação e estágio de seis meses em depósito de cimento, o que talvez explique em parte a cor? De qualquer forma é um vinho que faz lembra um light orange wine, ou seja, terá tido curtimenta muito ligeira? 

Como podem imaginar, pela descrição acima, o vinho mexeu com os meus sentidos e foi abrindo de copo para copo. No nariz focado na fruta - lado citrino, casca de laranja, leve favo de mel, muito fresco. A boca, muito fresca e com alguma austeridade, quase que um ligeiro "tanino", muita mineralidade - pedra e a fruta de novo - citrina. Com uma acidez crocante,  de corpo médio e um final de muito prazer, em constante mutação.

Uma verdadeira surpresa proporcionada mais uma vez, pelo meu amigo André Antunes. PVP: 15€. Disponibilidade: Online. 

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário