segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Em Prova: Transdouro Express Cima Corgo 2017

Projeto de Mateus Nicolau de Almeida, o Transdouro Express pretende mostrar a expressão das três sub-regiões do Douro: Cima Corgo, Baixo Corgo e Douro Superior. 

As uvas são compradas a viticultores seleccionados e acompanhados todo o ano e depois Mateus faz os vinhos, de acordo com o perfil que considera fazer jus à região. 

Provei e comentei AQUI a edição de 2016 daquela que foi a minha referência preferida das três , o  TransDouro Express Cima Corgo, um vinho fresco, elegante, pouco extraído, mas muito "fácil" e versátil. 

A edição de 2017, claramente "um menino", a precisar de mais uns bons meses em garrafa para se mostrar na plenitude, dá para perceber que provém de um ano mais quente e isso reflecte-se no perfil do vinho, com mais corpo e estrutura, mas também mais densidade, ou seja, sem ser extraído, sente-se um perfil de fruta mais madura, ainda que o trabalho de enologia de Mateus Nicolau de Almeida mantenha o vinho sempre num equilibrio notável. Veremos como evoluirá em garrafa, sendo certo que não estamos na presença de uma "receita", mas sim da influência do ano no cima corgo. PVP: 10€. Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário