segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Em Prova: Quinta dos Abibes Sublime Brut nature 2010

26 de Agosto de 2016. Fui jantar ao Rei dos Leitões onde, na nova sala privada, encontrei dois amigos que me costumam cumprimentar com um forte abraço fraterno - Osvaldo Amado e o Prof. Francisco Batel Marques.

Em prova estavam diversos vinhos do Osvaldo, o "globetrotter" dos enólogos portugueses. En primeur, debutava este Brut Nature. Coloquei-o no copo, levei-o ao nariz e tive uma sensação absolutamente... SUBLIME! Não há como negar, estava perante um espumante absolutamente soberbo e irrepreensível. 

Se dissermos que a Bairrada produz espumantes de qualidade muito superior a champagnes consagrados, este SUBLIME BRUT NATURE tem que figurar na linha da frente.

Foi criado a partir somente da casta Arinto, de uvas colhidas em 2010, com desengace total, prensagem pneumática muito suave e delicada. A fermentação alcoólica realizou-se a 16 graus e 50% do vinho base fermentou em barricas de carvalho francês de segundo uso. Cristalino com bolha finíssima, revela um aroma intenso e complexo, fruto da noblesse do estágio sur lies. Na boca renega a simplicidade e insiste em activar-nos todos os neurónios. Frescura distinta, volume de boca notório, mousse elegante e um final que resiste. Na cave, estagiou 48 meses.

É o meu espumante do ano. PVP: 25€

Miguel Ferreira (A Lei do Vinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário