quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Fora do Baralho: Opta Grande Reserva Tinto 2015

A Opta Wines nasceu em 2013, quando Camilo Leite, estabeleceu uma parceria com o enólogo Nuno Cancela de Abreu, com o objetivo de promover os vinhos portugueses no estrangeiro. Em 2018, a empresa pretende reforçar a aposta também no mercado nacional. O portfolio da marca Opta tem crescido, com a inclusão de novos vinhos. Para além dos Opta colheita branco, rosé e tinto, do Opta Encruzado e do Reserva Tinro, de um espumante e de um colheita tardia, surge, este ano, o ex-libris da marca, o Opta Grande Reserva Tinto 2015.

Feito de Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz, o blend típico do Dão, estagia 18 meses em barricas de carvalho francês. A vinha de onde provêem as uvas está rodeada por um manto de eucaliptos. De tal forma que algumas folhas de eucalipto, as menos persistentes, podem ser encontradas no solo, conferindo uma conjugação "explosiva" entre as castas e o solo granítico da região.

O resultado é um vinho extremamente fresco, com um incrível aroma a eucalipto e seiva.  Servido à temperatura certa, como foi o caso na apresentação do mesmo, no restaurante Oxalá, na boca confirma a frescura, quase como se estivessemos a "trincar" folhas de eucalipto. De taninos sedosos,  uma fruta muito bonita e muita elegância, termina longo e persistente, de pendor gastronómico, como um grande vinho do Dão normalmente o é. 

Um vinho verdadeiramente sui-generis e que seguramente não será consensual. Um vinho em que a temperatura será um fator chave para tirar o máximo partido do mesmo. Destaque para a garrafa bordalesa (em contraste com a típica borgonha do Dão), a embalagem em tubo com a representação de folhas de eucalipto e o lacre verde. Tudo para o tornar ainda mais distinto. PVP: 35€. Garrafeiras Selecionadas

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário