quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Em Prova: Pequenos Rebentos Loureiro Vinhas Velhas Reserva Branco 2017

Impressionante este vinho do Márcio Lopes. Creio que o provei pela primeira vez na garrafeira Foz Gourmet e desde aí fiquei logo...  impressionado. É mesmo esse o termo. Trata-se de um branco feito de Loureiro de uma vinha com quase 30 anos, "ali para os lados de Braga". Tem battonage prolongada e estágio em barrica usada por 6 meses.

A edição de 2016 deste vinho tinha feito bastante furor, mas a de este ano alcança um outro nivel! O Pequenos Rebentos Loureiro Vinhas Velhas Reserva 2017 mostra um nariz super complexo e profundo, fechado ainda, mas sente-se uma frescura descomunal e até uma certa austeridade. Mineralidade, citrinos e especiarias, tudo leve e fino. A boca então é austera, cheia de acidez, com volume mas elegante, vibrante e crocante, num perfil sério e a precisar de tempo de garrafa. Tem muita precisão. Termina longo e cheio de frescura.  

Já abri duas garrafas de um vinho com uma edição reduzida (menos de 1500 garrafas) e que seguramente irá crescer em garrafa. Sei que cometi um infanticidio e que este vinho só vai melhorar, Mas confesso que também aprecio particularmente a profundidade e austeridade que tem neste momento. 

É um grande exemplar da casta Loureiro, tratado de uma forma diferente na região e que prova que o vinho verde pode ser um enorme branco!. Provavelmente o melhor Loureiro de Portugal a par do Ameal (num registo diametralmente oposto). Bravo. PVP: 17,5€. Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário