segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Harmonizações: Uno + Cheesecake de Bacalhau, @Delicatum

Um padre, um dono de um restaurante e um criador de gado. Parece o começo de um argumento de um filme western dos anos 70, mas é apenas a origem dos três fundadores da Bodega Bat Gara, responsaveis por este Uno 2015

Originario do Pais Basco, da D.O. Txakoli de Alava, uma zona de grande influência atlântica, é um vinho branco, profundamente fresco, dominado pelos citrinos e um toque a vegetal seco, que nos recordam um pouco os nossos Vinhos Verdes. A boca no entanto é mais volumosa do que seria de esperar - devido ao estágio de 6 meses em cuba com as borras finas - mas sem perder frescura, devido à boa acidez e acima de tudo à intensa mineralidade. 

Um vinho a descobrir, feito com a casta Hondarrabi Zuri, nativa da região, “temperada” com 5% de Riesling, perfeito para acompanhar pratos frescos mas com alguma estrutura

Como, por exemplo, o nosso Cheesecake de Bacalhau do Delicatum. Esta nossa criação, apesar de fresca e ligeira, tem alguma untuosidade dada pelo queijo creme, pelo que precisamos de um vinho com boa acidez e algum volume, como é o caso deste aqui apresentado.

Delicatum - Restaurante e Wine Bar, localizado em Braga. Um espaço de pura degustação gastronómica onde somos sempre surpreendidos pelas inivadoras e bem sucedidas experimentações de André Antunes, onde combina petiscos e pratos de autor, com vinhos "fora do baralho", das mais diversas regiões nacionais e internacionais. A conhecer!

André Antunes (Proprietário, Chef e Sommelier do Delicatum).

Sem comentários:

Enviar um comentário