segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Da Minha Cave...: Luís Pato Vinhas Velhas Branco 2011

Da minha cave não é bem verdade, pois este vinho veio diretamente da cave de Sir Luis Pato, cortesia do produtor que quis que eu passase um verão "bem regado". O vinho é um misto de uvas de 3 castas - Bical (50%) em solo argilo-calcário, Cerceal (25%) e Sercialinho (25%), em solos arenosos. Fermentou em cubas de inox durante 4 meses. Em tempos passou por madeira, mas nos útlimos anos, por razões comerciais, só vai ao Inox.

Trata-se de um vinho branco com 7 anos que começa agora a entrar na idade adulta. É fresco e intenso e com notas petroladas / terpénicas, quase a lembrar um riesling, em prova cega. E esta, hein?! Depois é leve, de corpo médio e versátil, tanto dando prazer a solo, como acompanhando umas entradas ou uma refeição leve. Termina longo e persistente.

Para quem diz que os brancos são para beber novos. Eu contraponho. São para beber entre os 5 e 10 anos e apreciar todas estas notas de evolução, boas, é claro. Ainda por cima um branco da Bairrada. E de Luis Pato. Quw evoluem tão bem. PVP: 8,99€. Disponibilidade: Garrafeiras (coheitas mais recentes)

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário