sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Da Minha Cave: Inconnu Reserva Tinto 2010

Mais um vinho retirado da minha garrafeira, o saudoso Inconnu 2010 , produzido pelos simpáticos Christelle e Casimir da Silva e com enologia de António Narciso. Saudades da Christelle e do Casimir e dos seus Fonte de Gonçalvinho... Muitas.

Este vinho tem a particularidade de o nome ter surgido após uma prova conjunta em que os produtores e o enólogo ficaram surpreendidos com o que estavam a provar... exclamando "mas o que é isto?" Por brincadeira, ficou "?????", o que deu origem ao nome "Inconnu", que significa desconhecido em francês, a origem dos produtores. 

Golpe de marketing, ou não, o certo é que ninguém sabe o que compõe o vinho, nem como é feito. Sabemos que é feito de uvas da quinta e pouco mais, o que também adensa o mistério e interesse à volta do mesmo...

Voltado a provar agora, o Fonte de Gonçalvinho Inconnu Reserva Tinto 2010, continua complexo e desafiador, naquele momento dos vinhos do Dão, que provados entre os 5 e 10 anos de vida, tudo aparece mais ligado e mais pronto a beber. Destaco a elegância, a frescura e a fruta de qualidade aliada a aromas e sabores terciários (cacau, pinho e especiarias) que tornam este vinho desafiante e desafiador à mesa. De copo para copo. Acompanhou muito bem umas coxas de frango grelhadas!

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário