quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Em Prova: Muros de Melgaço Alvarinho 2016


Anselmo Mendes foi um pioneiro - o primeiro a experimentar fermentação e estágio em madeira da casta Alvarinho. Hoje em dia "nem é tema". À época era "ensaio".

E o Muros de Melgaço é o seu vinho com mais vindimas, por isso, o mais "afinado" segundo o enólogo / produtor. Sou fã de uma forma geral do seu trabalho, destacando do seu portfolio vinhos como Expressões, Parcela Única ou o Tempo, entre outros, em diversas regiões onde faz vingo. Sempre com uma qualidade inegável.

O Muros de Melgaço é icónico, com a tão característica garrafa troncocónica, que nos dificulta a colocação no frigorífico ou de uma manga refrigeradora :-). Mas pouco importa, pois o liquido que está lá dentro é sempre de uma consistência firme. E grande longevidade.

Esta edição de 2016 mostra-se cheia de mineralidade e elegância, com a madeira muito bem integrada e notas de tangerina e toranja, mas tudo com enorme profundidade, quer aromatica, quer na boca. Depois tem estrutura, mas uma lado delicado e um final bem longo, sempre com pendor mineral. Notável equilíbrio de conjunto, embora seguramente irá crescer em garrafa, como é hábito. Daqui por 4 a 5 anos se aguentarmos guardar até lá, veremos a sua (brilhante) evolução. Provavelmente uma das melhores edições deste vinho.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário