segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Em Prova: Quinta Mendes Pereira Encruzado 2012 e 2013


A Quinta Mendes Pereira é um projecto do Dão, liderado pela bonita Raquel Mendes Pereira e com enologia de António Narciso. Projecto de cariz familiar, que tive a oportunidade de visitar há alguns anos atrás e que guardo ainda algumas garrafas dessa visita, para em breve as abrir e partilhar as suas notas de prova. Sim, são vinhos de enorme longevidade. Recentemente, o projecto foi alvo de um resytling, quer na linha de produtos, quer nos rótulos, mais modernos e apelativos.

Tive a oportunidade de voltar a provar os brancos 100% da casta Encruzado, que o meu amigo Gabriel Alves me fez o favor de trazer, dos anos de 2012 e 2013. São brancos gastronómicos e longevos, mas muito diferentes entre si, talvez reflectindo os anos de colheita, mas também provavelmente alvo de experiências de vinificação, no bom sentido, é claro, em busca do perfil ideal. 

O 2012 está nesta fase muito "gordo" e denso, com notas de manteiga, untuosidade, mas sem perder a frescura. Apesar de alguma sobre maturação e do elevado teor alcoólico (14,5º) que o torna um pouco pesado, é um belíssimo branco de inverno, para a mesa, capaz de fazer brilhar determinados pratos de uma forma sublime. O 2013 é a apologia da elegância, com grande equilíbrio e uma mineralidade tão característica da casta do Dão e que aqui é evidente. Sem perder o pendor gastronómico, diria que este 2013 será o perfil ideal e indicado para uma casta que consegue aliar a mineralidade à frescura, de uma forma única. Gostei bastante. PVP: 13,90€. Disponbiilidade: OnWine.

Frisar que estamos na presença de brancos que apenas saem para o mercado após 3 a 4 nos do ano de colheita. Para uma produção de cerca de 2500 garrafas implica um investimento elevado mas uma acção de louvar por parte de Raquel Mendes Pereira. 

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário