segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Em Prova: Expressões 2015

A sub-região de Monção e Melgaço produz brancos de excelência. No outro dia ouvia alguém, num jantar vínico, daqueles jantares de gala, a referir o seguinte: "Esta sub-região é o nosso Champagne". E de facto, se pensarmos bem, um vinho branco, Alvarinho, proveniente dessa zona, pode ser extraordinário, como este de que vos falo. Mas regra geral é sempre bom, ou muito bom. E muitas vezes, apenas bem feito, mas sempre com uma acidez invejável, em comparação com outras regiões.

Este Expressões, produzido por Anselmo Mendes cativou-me desde o primeiro momento que o provei. 100% feito de Alvarinho, pelo mestre Anselmo Mendes, estagia e fermenta em barricas usadas, com battonage, por 9 meses. É como o nome indica a expressão do potencial da região (Monção e Melgaço), segundo o produtor.

Expressões conjuga tudo aquilo que que eu gosto num branco, isto é, acidez, ou nervo se preferirem, e uma mineralidade impressionante que torna o vinho fresco e intenso, mas com uma grande classe. Elegante, sim, mas sem deixar de possuir uma boa estrutura que o eleva a um outro patamar. Neste momento estou a beber o 2015, que está muito novo ainda. Estes vinhos mostram-se verdadeiramente com 4 a 5 anos de garrafa. Mas está tão bom que vou cometer um ou 2 infanticidios - beber mais algumas, e claro está, guardar algumas garrafas. A rondar os 22€ é um topo de gama português, capaz de se bater taco a taco com o que melhor se faz lá fora. 

Sérgio Lopes

 


Sem comentários:

Enviar um comentário