sábado, 22 de abril de 2017

Um copo com... Filipe Castela

Filipe Castela é o sommelier e responsável de compras do restaurante “Pedro dos Leitões” na Mealhada. Para além do leitão de excelente qualidade servido no restaurante, Pedro garante que também os melhores vinhos são disponibilizados e provados pelos seus clientes, tornando a refeição num momento de puro prazer. Natural de Santa Cruz, Coimbra. Vive na Mealhada.

Olá Filipe, há quantos anos trabalhas no Pedro dos Leitões? Sempre te interessaste por vinho? 
Olá Sérgio. Trabalho no Pedro dos Leitões há sensivelmente 15 anos. Sim, sempre achei piada ao mundo do vinho (andei a estudar Viticultura e Enologia) mas só há 7 anos para cá me comecei a inteirar mais pelo vinho mais ao pormenor.

Sendo um bairradino de “gema”, consideras esta a melhor região vitivinícola do país?
Certamente que tanto para mim, como para qualquer Bairradino a nossa terra será A TERRA!!! O nosso vinho será O VINHO, mas com a experiência de prova que tenho asquirido nos últimos anos, posso dizer mais politicamente correto que todas as regiões são óptimas, cada uma à sua maneira. Todas têm os seus ícones e as suas riquezas. Mas a Bairrada será sempre BAIRRADA, aqui e em qualquer parte do Mundo irei fazer questão de o dizer alto e bom som

O que gostas de fazer nos tempos livres?
Os meus tempos livres são passados com os amigos, filhas e muito dele também passado no meu restaurante. Mas gosto muito de andar de mota e ver jogos do meu Sporting... eh eh eh

Quantas referências de vinho existem no Pedro dos Leitões? 
O número de referências já perdi a conta, mas penso que ultrapassam as 1300 referências, incluindo Portos, Madeiras, Destilados e Licores.

Qual o teu prato preferido? Comes leitão todos os dias?
O meu prato preferido é Bife com Ovo estrelado batatas fritas e arroz... como isto todos os dias durante 20 anos... eh eh eh... até que o meu corpo criou alergia à gema do ovo... agora como igual, mas sem o ovo. Eh eh eh . Sim, tenho que comer nem que seja uma pata ou uma orelha de leitão todos os dias.

Já tiveste algum momento caricato no restaurante que possas partilhar connosco?
Tive uma vez um cliente que pediu espumante murganheira o mais novo que havia. A funcionária levou Reserva de 2012, que era o ano que estava no mercado... o sr olhou para o rótulo, depois de se servir e disse logo que o espumante estava passado... que estava velho e pediu para lhe levarem um murganheira mais novo, ao qual eu respondi que o mais novo era precisamente o de 2012. Depois como estava tão desejoso de beber espumante, pediu um automático branco do Carlos Lucas (caí no balcão aos risos) para acompanhar o leitão. No final no acto do pagamento ainda me foi perguntar como era possível eu não ter Murganheira de 2015, ao qual eu respondi que a Murganheira não lança espumantes assim para a rua. O mais novo era mesmo o Reserva de 2012... ficou indignado.

Qual a figura pública com a qual gostarias de comer um leitão à moda da Bairrada? E que vinho selecionarias?
A figura pública que gostaria de convidar para comer um leitão à moda da Bairrada seria Alvaro Pedro , mais conhecido pelo Pedro dos Leitões.. O meu AVÔ. Não tive tempo para o conhecer muito bem, mas por tudo o que ouço de amigos e dos mais velhos da terra, é que ele era um SR, um HOMEM COM H HIPER GRANDE. O vinho seria algo que fosse como ele. Um vinho simples mas que marcasse a região. Um bom BAGA... Branco ou Tinto, CHEIO. eh eh eh

O que te faz realmente tirar do sério?
O Sporting perder... fico perdido pá... nem como. Meu Deus

Momento: refere uma música preferida; local de eleição e companhia; e claro vinho a condizer.
Alive dos Pearl Jam. Qualquer sítio do Mundo desde que tivesse com os meus amigos, pois foi uma banda e uma música que nos marcou bastante na juventude. Vinho, um Baga Bairrada fresquinho e com bolhaaaaaaaas.

Qual o melhor vinho que alguma vez provaste?
Não te consigo dizer qual o melhor pois não estaria a tratar todos de igual modo, mas o Qta do Soque 2008 VV... MEU DEUS

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário