sexta-feira, 7 de abril de 2017

Fora do Baralho: Zafirah Tinto 2016


17/20. Zafirah é o primeiro vinho a solo de Constantino Ramos, enólogo "braço direito" de Anselmo Mendes e que contribui para que cheguem à nossa mesa dos melhores alvarinhos que a sub-região de Monção e Melgaço é capaz de produzir. 

O propósito deste vinho é o de remontar às antigas tradições dos vinhos tintos produzidos na região de Monção.  

Sim, é um "verde tinto", produzido das castas típicas tintas da região com predominância de Alvarelhão, secundado por Borraçal, Pedral e apenas um pouco de Vinhão. provenientes de uma vinha com mais de 70 anos ainda com sistema de condução em latada procurando imitar esses vinhos, que há época eram comparados aos Borgonha. 

E o resultado é um vinho de cor violeta turva, pois não foi sujeito a qualquer filtração, para preservar todo o seu caracter. O aroma é fresco e frutado, mas de uma fruta vermelha bem fresca e pura (framboesa, morango). É, no entanto, na boca que deslumbra pela elegância e incrivel acidez que lhe aporta uma grande personalidade e versatilidade gastronómica. Termina longo e bem crocante a pedir novo copo. O facto de apresentar pouco mais do que 10º de alcool torna-o ainda mais viciante. Já estou a ver as APENAS 1000 garrafas produzidas a desaparecer rapidamente nos santos populares...! Eu já me preveni e comprei as minhas garrafas. PVP: 8€. Disponibilidade: Muito reduzida.


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário