terça-feira, 18 de abril de 2017

Em Prova: Kompassus Tinto Private Collection 2011

De tempos a tempos, é-nos dada a oportunidade de usufruir duma obra-prima. Daqueles vinhos pespontados com tanto detalhe que, por mais que procuremos, não lhe encontramos qualquer defeito.

Desde que deixou o projecto da Quinta de Baixo, João Póvoa dedicou-se a vinhos alta costura, onde nada é deixado ao acaso e o vinho que brota dessa arte é fino, perfeito, não deixando de ser poderoso, mostrando um rosto daquilo que pode ser uma Bairrada de excelência.

Neste PRIVATE COLLECTION 2011, encontrei tudo aquilo que desejo encontrar num tinto: opulência, perfume e complexidade.

Fruto dum ano de excelência para os tintos da região, surge duma vindima tardia - terceira semana de Outubro - realizada com tempo quente e seco, onde a ausência de chuva permitiu que se atingisse uma superlativa maturação. Fermentou com parte do engaço em lagar aberto com pisa a pé e foi ligeiramente domado com 22 de meses de estágio em barricas novas e usadas.

No nariz surge intenso, especiado e com a fruta vermelha e negra bem presente. Na boca, enche o corpo e alma com uma força poderosa, contida pela suavidade dos taninos bem lustrados, não perdendo o classicismo que nele se veste de gala.

É, sem hesitações, um dos gigantes tintos da Bairrada. PVP: 40€

Miguel Ferreira (A Lei do Vinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário