terça-feira, 29 de novembro de 2016

Em Prova: José de Sousa Tinto 2014



16/20.  José de Sousa é a marca produzida no Alentejo, mais propriamente em Reguengos de Monsaraz. Produzido à base de Grand Noir (45%), Trincadeira (35%), e Aragonês (20%), pequena parte fermentou em ânforas de barro e o restante em cubas de inox a uma temperatura de 28ºC. 30% do lote envelheceu em carvalho novo americano e francês.

De cor granada, o aroma é bastante complexo. Foge um pouco ao Alentejo tradicional, desde logo pela frescura apresentada. Notas de fruta fresca, tosta da madeira, especiaria, tabaco, num registo muito elegante e sumarento. Na boca, bela estrutura e final persistente e muito saboroso.

Mais um vinho muito bem feito por Domingos Soares Franco, com o acrescento do factor de diferenciação. Gostei. PVP: 7,49€. Disponibilidade: Grandes Superficies.


A prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast publicou, na edição de Dezembro, o TOP 100 dos melhores vinhos de 2016, distinguindo o José de Sousa 2014 como o 5º melhor vinho do ano, classificado com 93 pontos e considerando-o “Editor’s Choice". 

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário