quarta-feira, 18 de maio de 2016

Arena de Baco: Alentejo e Bairrada com um toque de Colares


A rubrica Arena de Baco pretende colocar frente a frente vários vinhos e só um sairá vencedor... embora isso pouco interesse tenha. O importante é falarmos mesmo de todos os vinhos, à sua maneira, pois no confronto,  com maior ou menor Knock Out, estiveram todos bem. Os sólidos que acompanharam o festim foram: Entrada bola de cogumelos e bacon; Uma magnífica língua de vaca estufada com puré de batata; Sobremesa Tarte de Chocolate.

BATALHA

  • Encostas de Enxoé 2008 e 2004  - Quem disse que o Alentejo não tem a longevidade de outras regiões? Estes 2 brancos portaram-se lindamente e desmentem essa afirmação, ambos evoluidos é certo (com 8 anos e ... 12 anos respectivamente), mas no bom sentido, com o 2004 curiosamente a se mostrar com uma frescura notável, em grande grande forma. E esta hein?!.(Branco - Alentejo)
  • Adega de Borba Reserva 1977 - Bem, aqui já é "esticar a corda" um pouquito com este tinto com quase 40 anos... Confesso que não achei que estivesse nas melhores condições, embora as opiniões não fossem unânimes. Tenho ainda uma outra garrafa do mesmo ano para "tirar a teima". (Tinto - Alentejo)
  • Colares Reserva 1992 - Colares é uma região pequena mas muito particular, pela curiosidade das castas plantadas e longevidade dos vinhos produzidos. Este exemplar é oriundo da Adega Viúva Gomes e foi de facto uma enorme curiosidade. Estranha-se e depois entranha-se. Uma prova de pujança da região, num vinho com quase 25 anos.. (Tinto - Colares)
  • Casa de Saima Reserva e Garrafeira 1995. Entramos aqui no campeonato dos grandes vinhos. Dois potentos da Bairrada, do mesmo ano 1995, um reserva e outro Garrafeira. Vinhos que mostram o que é a região; terão sido jovens imberbes e dificeis, estando agora deliciosamente amaciados pelo tempo dando enorme prazer a beber. Grandiosos e a mostrar que a Casa de Saima merece ter o seu lugar ao lado de outros produtores de renome da região. (Tinto - Bairrada)
  • Quinta de S. Lourenço 2007 - Das Caves S. Domingos, feito com uvas provenientes de uma só propriedade, com o mesmo nome - Quinta de S. Lourenço; Baga , Maria Gomes e Arinto, sendo que as duas últimas, as uvas brancas, estagiam por 3 meses em barricas de carvalho francês. O degorgement é de Novembro de 2013, o que significa que estamos na presença de um "bolhinhas" que estagia em cave pelo menos 6 anos, antes do engarrafamento final... O resultado é um espumante complexo e sedutor. Apesar de ser de 2007, a bolha é elegante mas muito presente. Gastronómico, apresenta uma mousse deliciosa e notas de bolo inglês, terminando com bela persistência. É comprar e beber em todas as ocasiões...! .(Espumante - Bairrada)
  • Montanha Prestige - Espumante bastante competente, à venda no Pingo Doce, a rondar os 4€.(Espumante - Bairrada)
Uma prova de vinhos entre o Alentejo e a Bairrada, com alguns "intrusos".

May the Wine be with you...!

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário