quarta-feira, 13 de outubro de 2021

MONTE DOS CARDEAIS ESCOLHA BRANCO E TINTO 2020

Monte dos Cardeais é a nova aventura do produtor @costaboalfamilyestates que depois de excelentes registos no Douro e Trás-os-Montes, entra agora no Alentejo. São 10 hectares, localizados na magnífica zona de Estremoz, maioritariamente de castas tintas, plantadas há 20 anos (Aragonez, Syrah, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Alicante Bouschet), e algumas castas brancas (Antão Vaz, Roupeiro e Arinto), plantadas mais recentemente, em 2016.

A enologia continua a cargo de @paulonunes_winemaker e pela prova dos primeiros colheita, o futuro é risonho.

O Monte dos Cardeais Escolha Branco 2020 é sobretudo fresco, leve e sem uma acidez demasiado elevada ou descompensada. Muito agradável de se beber com notas cítricas e florais. Perfeito para beber a solo ou acompanhando pratos leves, como foi o caso de uns muslitos com feijão frade. Não é muito longo, mas bebe-se muito bem.

O Monte dos Cardeais Escolha Tinto 2020 mostra todos os pergaminhos de um alentejano de "gema". Fruta carnuda, especiaria mas uma barrica bem integrada e um calor alentejano compensado por uma bela acidez que o torna apetecível. De novo, um conjunto muito equilibrado e com uma afinação que é raro encontrar nesta faixa de preço. Muito bem.
Pvp de ambos os vinho 8eur.

O projecto herdou algum espólio de vinho existente. Pela amostra, o potencial é enorme. São por isso expectáveis grandes néctares da dupla Costa Boal/Paulo Nunes nos próximos tempos...

Sem comentários:

Enviar um comentário