quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

XXVI TALHAS BRANCO/PALHETE DO TARECO

A gama ‘Do Tareco’ presta homenagem aos pequenos produtores de vinho de talha de Vila Alva que têm dado continuidade a esta tradição ao longo dos tempos e produzem vinho em suas casas, através da mesma técnica artesanal do vinho de talha, em pequenos potes de barro, que localmente são designados por “Tareco”. Estes vinhos estão disponíveis em pequena quantidade e representam o vinho “novo” de talha no seu estado mais puro.
 
O projecto chama se XXVI Talhas e é do melhor que há em vinhos de talha Alentejanos.
 
Desta gama (do tareco) foram produzidos tinto, branco e palhete. Provamos os dois últimos.
 
O Branco do Tareco 2020 é feito de Perrum e Roupeiro. Um vinho fresco, simples, seco e directo que dá grande gozo a beber. Com a afinação a que nos habituaram. Querem um Branco porreiro e ainda para mais de talha? Para se iniciarem em vinhos de talha (dos bons) Está aqui!

O Palhete do Tareco 2020 é proveniente de uma parcela de vinha onde estão misturadas castas brancas e tintas: Aragonês, Trincadeira, Tinta grossa, Antão vaz, Roupeiro e Diagalves. Á cor linda no copo, segue se um nariz com fruta vermelha fresca escondida entre mineralidade e notas de barro. A boca é fresca, seca, corpo médio e alguma untuosidade, pedindo petisco a acompanhar. Eu este palhete comprava umas cxs e guardava algumas delas para as sardinhadas de Verão ...

Ambos os vinhos a um Pvp a rondar os 12,90€.

Sem comentários:

Enviar um comentário