sábado, 16 de janeiro de 2021

VINHA DAS PENICAS BRANCO 2017

Alberto Almeida é o rosto do projeto Vinha das Penicas, um projecto pessoal de vinhas muito velhas na região de Terras de Sicó. Os vinhedos perfazem 2,5 hectares divididos por 4 parcelas, divididas pelos concelhos de Miranda do Corvo e Condeixa, com idades compreendidas entre os 70 e os 100 anos.

Alberto produziu um branco, um tinto e um espumante, este último ainda num sono de beleza na cave, para lhe conferir o estágio e complexidade pretendidas.

O Vinha das Penicas 2017 é um branco produzido maioritariamente de Fernão Pires e Cerceal, sofrendo ligeira curtimenta no processo de vinificação (as uvas fermentaram em lagar como se de um tinto se tratasse) e posterior estágio de 12 meses em barrica.

O resultado é uma primeira edição com muita personalidade. Com apenas 12 graus de álcool, o nariz é algo austero, com notas minerais e citrinas, com apontamentos de especiarias. Contudo, na boca, apesar de ser de curtimenta, conta com uma acidez muito equilibrada. Seco, com leve tanino, de boa intensidade e final longo, é muito versátil à mesa, quer para pratos de bacalhau ou por exemplo um arroz de pato. Boa estreia! Pvp 20eur

Gostaria de ver este vinho sem curtimenta pois acaba sempre por marcar. Não que esteja mal, antes pelo contrário! Mas gostava de ver a verdadeira expressão da vinha velha...

Sem comentários:

Enviar um comentário