segunda-feira, 23 de julho de 2018

Fora do Baralho: Anselmo Mendes Tempo 2015

Anselmo Mendes, o Sr. Alvarinho, eterno experimentalista da casta Alvarinho, fez este vinho, com uma vinificação muito especial, a partir de uma vinha com mais de 15 anos e de baixa produção, com níveis elevados de acidez e boa maturação.

É um vinho feito à antiga com curtimenta total, com mais cor e mais taninos. Explicando de uma forma mais simples, a fermentação total ocorre com as peliculas (casca da uva) o que não é usual. Acresce ainda que parte dessa fermentação ocorre com o cacho inteiro não desengaçado por várias semanas - curtimenta total. No final, efetua um estágio de 6 meses em barricas usadas de 400 litros de carvalho francês com bâttonage regular.

O resultado é uma espécie de "orange wine", com cor dourada, com um nariz onde sobressaem as notas citrinas, com predominância da casca de laranja carmelizada e até algum fruto seco. È extremamente complexo no aroma. A boca é volumosa, potente, com alguns "taninos", apoiados por uma acidez forte e vincada. Enche a boca por completo. Termina muito, muito longo, complexo e de enorme persistência. 

Um branco de enorme potência e que acompanha qualquer comida, forte. Totalmente fora do baralho, mas absolutamente delicioso! PVP: 60€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Boa tarde Sr. Sérgio , poderia explicar-me melhor a forma de vinificação sou um interessado nesta matéria e não percebi bem a forma como foi produzido este vinho. O vinho é prensado com as cascas e engaço?

    ResponderEliminar