segunda-feira, 30 de julho de 2018

Em Prova: Zafirah Tinto 2017

Segunda edição de Zafirah, o vinho de Constantino Ramos, enólogo de Anselmo Mendes."verde tinto", produzido das castas típicas tintas da região de Monção, com predominância de Alvarelhão, secundado por Borraçal, Pedral e apenas um pouco de Vinhão. provenientes de uma vinha com mais de 70 anos ainda com sistema de condução em latada procurando imitar esses vinhos, que há época eram comparados aos Borgonha. 

O vinho do ano passado era disruptivo, cheio de acidez e frescura e com imperfeições deliciosas que o atiravam para uma certa rusticidade, que apreciei particularmente. A colheita de 2017 aparece mais polida, um pouco mais consensual e "limpa" para agradar a um público mais alargado. Entendo a mudança. Inevitável. Abandonou também o lacre.

Continua, contudo, a ser um tinto diferente do habitual, fresco, perfeito para o Verão, com menos fruta é certo,  mas mais redondo e untuoso qb e a manter uma boa versatilidade à mesa.  Com apenas 12.5 de alcool (o de 2016 tinha ainda menos -  10º), o que também é ótimo. PVP: 8€. Disponibilidade: Garrafeiras e Restauração.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário