sexta-feira, 4 de maio de 2018

Radar do Vinho: Son de Arrieiro

Son de Arrieiro é um produtor espanhol, localizado no Norte de Espanha, logo a seguir a Melgaço, na zona de Ribeiro, que é uma denominação de origem. Há inclusive uma Rota do Vinho do Ribeiro ao redor da zona ocidental da província de Ourense, na confluência dos vales formados pelos rios Minho, Ávia, Arnóia e Barbantinho. Adicionalmente, decorre todos os anos a Feira de Vinhos do Ribeiro, que coincide com a nossa Feira do Alvarinho, em Melgaço e que recomendo a visita. Contém vários vinhos à prova da região, de pequenos produtores (colleteros) e de outros maiores (adegas), petiscos diversos e música, tudo num ambiente muito informal e relaxado. Foi lá que conheci a carismática Xulia Bande, o rosto por trás do projeto e cujo tinto 2016, de castas autoctones (Sousón, brancellao, caiño tinto e ferrol) proveniente maioritariamente de vinhas velhas com mais de 90 anos, me impressionou bastante. 

  

Sobretudo por se tratar de uma zona maioritariamente de brancos e este tinto ter-se destacado, na minha opinião, quando o provei. O vinho tem uma certa rusticidade e arestas por limar, o que lhe dá um gozo acrescido, apresenta fruta bonita e muita frescura. Depois tem leveza, por isso, é mesmo apetecivel e deverá envelhecer muito bem. Faz lembrar tudo aquilo que gostamos num verde tinto civilizado. Existe também um branco, muito competente e mais recentemente um outro branco, este de produção muitissimo reduzida, que passa 14 meses em contacto com as borras e por isso se designa Son de Arriero << sobre lias 14 meses >> 2015. Um vinho belíssimo, com aroma complexo, muita mineralidade e cheio de frescura. Na boca, alguma fruta branca e certo lado austero, acidez elevada e uma estrutura que o torna gastronómico e de bom porte. termina longo, crocante e refrescante. Um vinho com produção de apenas 600 garrafas com preço à porta da Adega de apenas 11,5€ (O tinto é vendido a 10€)

Um produtor claramente de garagem, que produz vinho há 17 anos, mas que apenas em 2015 decidiu o comercializar de uma forma mais séria. Para ir acompanhando. Disponibilidade: No Produtor (não existe distribuidor em Portugal).

Sérgio Lopes 

Sem comentários:

Enviar um comentário