quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Opinião: Defeitos nos vinhos : Oxidação | Redução

Penso que o mais difícil, por vezes, na prova de vinhos, para simples apaixonados da matéria como eu, mas na realidade amadores, é descobrir os defeitos dos vinhos. Principalmente aqueles mais difíceis e mais escondidos, por ventura menos comuns. Há no entanto dois fenómenos que podem ocorrer e serem identificativos de defeitos nos vinhos provados. Falo da Oxidação e da Redução, cujas definições retiradas do site da sogrape, podem ser lidas abaixo:

OxidaçãoTransformação de um vinho pelo contacto com o oxigénio, o que se traduz por uma modificação da sua cor. Indesejável nos vinhos de mesa novos, pode ocorrer nos vinhos velhos por defeito de rolha ou mau acondicionamento. Nalguns casos a oxidação é indispensável, caso do Vinho do Porto, conferindo-lhe aromas característicos.
Vinho OxidadoVinho deteriorado pela presença do ar; que perdeu frescura e aromas.
ReduçãoProcesso de estágio em garrafa em que o vinho consome só o oxigénio contido no recipiente e amadurece lentamente, sem ar.
Vinho ReduzidoAroma a couro, que recorda certos odores animais (caça, pele), que pode aparecer em vinhos que permaneceram muito tempo em garrafa.

Isto a propósito de um vinho provado recentemente do ano de 2005 onde estava nitidamente presente o fenómeno da Redução e que me levou a abordar este tema.

Para finalizar, partilho o excelente artigo do blogue "Janela de Cheiros" no link abaixo sobre os defeitos dos vinhos. Extremamente bem escrito de fácil leitura e com ilustrações que ajudam qualquer interessado na matéria a perceber melhor os fenómenos descritos e até identificá-los mais facilmente.

http://janeladecheiros.blogspot.pt/2011/10/defeitos-do-vinho-oxidacao-e-reducao.html


Sérgio Lopes



Sem comentários:

Enviar um comentário