terça-feira, 16 de agosto de 2016

Da minha cave: Myrtus Reserva Arinto 2008

17/20

"Isto é tão bom Hugo Mendes..!", foi o que eu exclamei baixinho, várias vezes, sozinho, enquanto degustava copo após copo este magnífico exemplar da casta Arinto, com uns singelos 8 aninhos de idade. 

Myrtus é o nome inspirado na denominação científica da planta que dá nome à casa que o produz, a Quinta da Murta, cujo carismático enólogo Hugo Mendes,é a face mais visível do projecto. Aliás, quase que se confundem um com outro, não é?

Hugo Mendes, parte integrante da criação deste vinho, desafiador, na medida em que se trata de um branco pensado para envelhecer bem, e a melhorar com o passar do tempo. Feito em Bucelas, 100% Arinto, como não podia deixar de ser, estagiou durante três meses com “Batonage” em barricas novas de carvalho francês. Só existe uma colheita, esta mesma provada, a de 2008.

No copo, apresenta uma belíssima cor dourada, a mostrar boa evolução que se confirma nos aromas inebriantes sentidos quando se chega o copo ao nariz. Arinto, com notas citricas de laranja confitada, algum caramelo, fruta caramelizada, enfim deliciosamente complexo . Alguma especiaria da madeira a dar-lhe ainda mais profundidade. Na boca mostra-se untuoso, fresco e com um final muito muito longo. Pode ombrear com diversos pratos, mas não foi o caso.

Foi provado (bebido e degustado) a solo, num fim de noite marcado por temperaturas altas abismais e com o céu coberto de fumo dos horríveis incêndios que se fizeram sentir. Foi um verdadeiro deleite para os sentidos. Pena não haver mais...! Provavelmente está no seu auge, mas apenas Hugo Mendes o poderá comprovar.

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. È um vinho especial para toda a equipa da Quinta da Murta. È um vinho que resulta do desafio, do ensaio e desta linha que no guia. Desafiar sempre o estabelecido na procura do melhor que nos dá a tradição!
    Ainda bem que gostaste.
    No fundo é apenas isso que nos importa! :)
    Abraço

    ResponderEliminar