sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pó de Poeira Tinto 2008

Ano: 2008

Produtor: Jorge Moreira

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas: Touriga Nacional, Sousão

Preço Aprox.: 15

Veredicto:  "Produzido na mesma encosta (exposição Norte) que o Poeira, tem com este muito em comum. Mas como é maioritariamente produzido a partir de vinhas mais jovens tem um carácter mais leve e descontraído"

A descrição acima é retirada do site dos vinhos "Poeira" produzidos por Jorge Moreira, enólogo da Quinta de La Rosa e Real Companhia Velha, que com o seu projecto pessoal, em Provesende (vale do Pinhão), colocou a marca Poeira no topo dos vinhos do Douro, com uma elegância, precisão e definição, como marcas autorais.

Este Pó de Poeira, provém do mesmo terroir (o tal terroir de pó e poeira :) ) , mas de vinhas mais novas, enquanto o (Super) Poeira é composto em absoluto de vinhas velhas.

Poderia se considerar o entrada de gama deste projecto. Mas não me parece justo. O vinho está muito bom, com a tal precisão notável e equilíbrio entre elegância e carácter Duriense.

Marcadamente mineral e com notas de fruta silvestre e algumas nuances florais, boca sedosa e envolvente, taninos redondos,acidez no ponto, com final bem agradável e de pendor gastronómico.

Um grande Best Value, neste segmento médio. Muito bem.

Classificação Pessoal: 16,5


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário