quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Vale do Cordeiro Tinto 2006


Ano: 2006

Produtor: Vale do Cordeiro

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas:  Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz.

Preço Aprox.: 8€

Veredicto: Este vinho foi provado em casa de um casal amigo, onde a Teresa tem tal como nós o "bichinho" do vinho. Foi o vinho pós-jantar... A Teresa descobriu esta referência numa loja Gourmet no Porto. Trata-se de um vinho proveniente de Carrazeda de Ansiães - Bragança, produzido à base das uvas Touriga Nacional - 45%, Tinta Roriz - 45% e Touriga Franca - 10%, não sofrendo qualquer passagem por madeira. Apenas 20% da colheita, foi seleccionada para este blend. Será que tem vinhas velhas?

De cor ruby, apresenta um aroma a fruta vermelha bem madura, um leve floral bem como um toque abaunilhado (apesar de não passar por madeira!). Na boca, sente-se o poder do terroir quente de Carrazeda de Ansiães. No entanto, apresenta uma acidez vibrante e taninos redondos, que o tornam muito sumarento. Com uma bela estrutura, termina longo e persistente.

O blend Touriga Nacional / Tinta Roriz quando bem conseguido, traduz-se quase sempre em bons vinhos, com a tipicidade Duriense bem patente. Os 600m de altitude de localização da vinha ajudarão com certeza a uma maturação mais lenta, conferindo-lhe o equilíbrio e frescura necessários. Mesmo sendo do ano difícil de 2006, é um belo exemplar do Douro, muito agradável e que me fez procurar conhecer melhor este pequeno produtor.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

3 comentários:

  1. Muito boa tarde,

    foi lançado ontem a primeira página no Facebook dedicada exclusivamente à publicação de noticiário sobre vinhos e todas as provas que nele estarão envolvidas, por exemplo, as provas que se executam aqui no seu site.

    Queria apenas pedir o favor que visita-se a página FaceWine e curti-se e propaga-se se possível.

    https://www.facebook.com/pages/FaceWine/483932761617031

    Esta página certamente será de grande ajuda para quem quer saber das ultimas novidades sem ter de navegar pela Internet horas a fio.

    Se puder fazer um pequeno post dedicado a esta página agradecemos imenso a colaboração.

    obrigado

    Equipa Facewine

    ResponderEliminar
  2. Inicialmente devido ao facto de estar muito quente não me surpreendeu, mas depois a uma temperatura mais adequada até se portou bem.
    Vou ver se arranjo mais umas garrafas e no próximo jantar vamos experimentá-lo com uma 'pasta' a ver como ficará :)
    Bjs

    ResponderEliminar