domingo, 16 de setembro de 2012

Crozes Hermitage Tinto 2008


Ano: 2008

Produtor: Cave de Tain

Tipo: Tinto

Região: França ( Côtes du Rhône )

Castas: Syrah

Preço Aprox.: 7€ - 10€

Veredicto: Crozes Hermitage é a maior de todas as denominações no norte da região de Côtes du Rhône. Os vinhedos situam-se em torno de Hermitage, onde o solo é mais rico e mais fácil de trabalhar. Os vinhos de Crozes Hermitage são assim menos robustos que os de Hermitage. No entanto, são muito aromáticos e frutados. Os encepamentos utilizados são quase na totalidade da casta Syrah, no que concerne aos tintos.

Esta garrafa foi-nos oferecida pelos nossos primos franceses e assim tivemos a possibilidade de conhecer e provar um 100% Syrah, típico do terroir dito de origem.

De cor ruby não muito profunda (quase palhete), no nariz mostrou-se bastante especiado. Não aquelas especiarias típicas encontradas nos nossos vinhos, como pimentas e afins, mas sobretudo um conjunto de ervas aromáticas de tempero culinário (tomilho,manjericão, etc), juntamente com notas de fruta vermelha e violeta. Na boca, confirma o carácter especiado esperimentado no nariz, apresentando um corpo algo delgado e final de média persistência.

Acompanhou umas espetadas de vaca grelhadas na brasa. Deu-se bem com a carne, mas achei-o um pouco enjoativo e a faltar-lhe um pouco mais de estrutura e profundidade. Correndo o risco de poder estar a ser injusto pois é a minha primeira experiência num 100% Syrah de França, não fiquei grande fã.

Classificação Pessoal: 14,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário