terça-feira, 2 de abril de 2013

Porta dos Cavaleiros Tinto 1997


Ano: 1997

Produtor: Caves S. João

Tipo: Tinto

Região: Dão

Castas: Touriga Nacional, Aragonês e Alfrocheiro

Preço Aprox.: 5€

Veredicto: Isto de provar vinhos antigos, tem o que se lhe diga... Feitos em tempos de outrora, nada parecidos com o que se produz hoje em dia, para o bem ou para o mal, nunca se sabe o que esperar. Mas como ando nestas coisas por gosto e como diz o ditado "quem anda por gosto não cansa" decidi experimentar o Porta dos Cavaleiros de 1997, adquirido na garrafeira Tio Pepe (que ainda vai tendo umas coisitas mais antigas que vale a pena espreitar, sobretudo do Dão).

Marca emblemática e amplamente difundida nas grandes superfícies, o Porta dos Cavaleiros talvez tenha perdido muito do prestígio granjeado, quiçá resultado do apagamento das Caves S.João, entretanto felizmente renascidas. As Caves S. João, apesar de ser um produtor localizado na região da Bairrada, produz este vinho de uvas compradas na região do Dão.


De cor granada. com traços acastanhados, no nariz o primeiro impacto é a madeira bem evidente. Notas de alguma fruta preta, torrefacção e couro, também se foram evidenciando. Na boca, a madeira comanda, com a tosta a sobrepor-se no conjunto. Estruturado, picante e fresco, termina de média persistência.



Confesso que o achei um pouco "agressivo", duro mesmo, mas de salientar a frescura que ainda possui para um vinho de 1997. No segundo dia, infelizmente já se encontrava em declínio, não tendo por isso sobrevivido à oxidação. 



Para quem quiser experimentar um vinho à maneira antiga.

Classificação: 14,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário