segunda-feira, 23 de julho de 2012

Gravato Palhete 2004

Ano: 2004

Produtor: Quinta dos Barreiros

Tipo: Palhete
Região: Beira Interior

Castas: Vinhas Velhas
Preço Aprox.: 5€

Veredicto: Palhete (Definição): é um vinho obtido da curtimenta parcial de uvas tintas ou da curtimenta conjunta de uvas tintas e brancas, não podendo as uvas brancas ultrapassar 15 % do total. É o vinho da família, o vinho tradicional da Mêda que Luís Reboredo reproduz, refinando o conceito e apresentando algo totalmente diferente no mercado.

Não é tinto, não é branco, não é Rosé, é palhete, à moda de Luís Reboredo, feito neste caso de 55% de uvas brancas e 45% de uvas tintas. Luís Reboredo não utiliza barricas de carvalho. A mescla de vinhas velhas com mais de 60 anos composta essencialmente por Rufete, Bastardo, Rabigato e Códega de Larinho, entre outras, compõe a "receita" deste palhete, que passa apenas por inox.

De cor ruby clara, quase atijolada, o aroma é a fruta vermelha fresca, com predominância para a cereja e a romã. É um vinho mineral, fresco e seco, no primeiro impacto. Na boca entra muito sumarento e fresco, com uma bela acidez que nunca o deixa ser chato. De estrutura média, termina seco (vegetal) e persistente, o que o torna "perigoso" na medida em que pode ser viciante.

Começamos a prova à temperatura de 11º e foi giro verificar as alterações ocorridas.quer no aroma, quer nas sensações experimentadas, que vão desde uma acidez e frescura mais ligadas ao Branco e quando a temperatura subiu um pooco, sentiu-se mais a fruta e a estrutura de um tinto. Claramente um vinho para todas as ocasiões, diferente e viciante. Quase um vinho do Porto seco, mas sem a doçura. Para provar sem preconceitos!

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário