quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quinta das Maias Malvasia Fina 2011

Ano: 2011

Produtor: Quinta das Maias

Tipo: Branco

Região: Dão

Castas: Malvasia Fina

Preço Aprox.: 8€

Veredicto: Um dos exemplares que nos deu curiosidade em provar, na visita à Quinta dos Roques,  foi este branco, 100% Malvasia Fina, proveniente da Quinta das Maias. 10% do mosto fermentou em barricas novas o que lhe proporciona um pouquinho mais de complexidade, apesar do tom delicado do conjunto.

De cor amarelo palha, no nariz, apresenta aromas florais, conjugados com notas de fruta madura (alperce, citrinos) e algum vegetal. Tudo muito coeso, amparado pela madeira imperceptível. Na boca, não é um vinho estrturado; antes delicado e suave, fresco, focado na mineralidade e com notas em harmonia com o que foi experimentado no nariz. Termina de média persistência e bastante agradável.

Um exemplar muito interessante de Malvasia Fina. Pode e deve ser bebido enquanto jovem, aproveitando toda a sua frescura, mas também se podem esperar um par de anos, para experimentar a sua evolução. Acompanha bem pratos de peixe, mariscos e cozinha oriental.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. no passado sábado provei um Quinta das Maias Malvasia Fina de 1996, garanto que pode esperar mais do que um par de anos=)

    ResponderEliminar
  2. Acredito que sim. Os vinhos do Dão na sua genralidade são de grande elegância e longevidade!

    Cumprimentos,

    Sérgio Lopes

    ResponderEliminar