sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tapada dos Monges Vinhão 2010

Ano: 2010

Produtor: Manuel da Costa Carvalho Lima & Filhos, Lda.

Tipo: Tinto

Região: Vinhos Verdes (Sub-região do Ave)

Castas: Vinhão

Preço Aprox.: 6,30€

Veredicto: Eis a difícil tarefa de provar um Vinhão. Não estou habituado e por isso posso dizer que não conhecendo, poderia não ser justa a avaliação. Por isso, provei-o com uma especialista, a minha mãe, que gosta bastante de vinhos "verde" tinto.

E que bela surpresa. Trata-se de um vinho de cor vermelho ruby carregada. Espesso, "a pintar o copo" (ou a "malga") como se diz aqui para as bandas do Norte. No nariz, carregado de frutos vermelhos maduros. Na boca, acompanhando a fruta experimentada no nariz, é um vinho robusto, forte, mas não agressivo, com boa estrutura, terminando com uma persistência muito agradável.

Para apreciadores (como a minha mãe) foi um sucesso. E eu também apreciei. Muito agradável, a fazer jus à casta, sem agressividade para o estômago, o que por vezes acontece nos vinhos verde tintos mais correntes. Pede comidas fortes, tais como lampreia, ou cabidelas.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 15,5

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Caro Sérgio de facto um Vinhão à 1ª tentativa estranha-se mas depois pode surpreender se acompanhado pela comida certa :) ainda bem que gostou!! Vera Lima

    ResponderEliminar