sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Em Prova: Pacheca Grande Reserva Branco 2017

Num jantar recente em Lisboa tive o privilégio de provar este vinho, trazido por um dos comensais. 

Trata-se do vinho branco topo de gama do produtor duriense Quinta da Pacheca, Pacheca Grande Reserva Branco 2017, produzido de Viosinho e Rabigato a 350 metros de altitude, de uma vinha com quase 60 anos.

Fermenta em barricas novas de carvalho francês e estagia sobre borras finas por 12 meses.

Nariz complexo, com madeira de enorme qualidade, ainda assim discreta, apesar de se notar nesta fase. Notas citrinas muito giras a acompanhar e leve especiaria. Boca untuosa, mas com frescura para lhe conferir uma leveza de conjunto muito interessante. Termina atrativo e longo, mas a precisar de tempo de garrafa. A acompanhar a sua evolução nos próximos anos.

Ao beber este vinho, surgiu de imediato à memória, outros brancos Durienses, do mesmo estilo, provados recentemente, como o Quinta da Sequeira Grande Reserva, Extrema Edição I ou o Soulmate, por exemplo. Vinhos onde a madeira está em primeiro plano, mas de alguma forma discreta, num estilo untuoso e apelativo que tem os seus adeptos. Eu procuro por este preço mais nervo e tensão, mas admito que estamos na presença de um belíssimo vinho, neste registo. PVP: 30€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário