segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Em Prova: Quinta de Sanjoanne Escolha 2014


Os vinhos Quinta de San Joanne são provenientes de Amarante. João Pedro Araújo é o produtor que também produz no Dão, sob a chancela Quinta da Vegia. João é um dos incorfomados da região dos vinhos verdes e daqueles que desde o inicio defendeu (e provou) que a região dos vinhos verdes é capaz de produzir grandes vinhos brancos, que desafiam a passagem dos tempos. A referência Escolha é como o próprio nome indica a selecção das castas que melhor se expressaram naquele ano. 

O Escolha 2014 é feito de Alvarinho e Avesso. Com apenas 11,5º de alcóol é um vinho que neste momento está incrivelmente jovem, apesar dos seus quase 5 anos. A nota dominante é uma fruta citrina (lima, limão, toranja), quase que parecem aquelas frutas que ao "trincar" fazemos "cara feia" tal a acidez que manifestam. O que neste caso é espetacular! 

Extremente seco, austero, com uma boca imensamente fresca, crocante, de final longo que só apetece beber. E já disse que apenas tem 11,5º de alccol? WOW. Ah e sem adição de gás carbónico... naturalmente 

PVP: 10,90€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário